O que fazer para passar na prova de residência ou qualquer outro concurso público de Psicologia?

O processo seletivo para a Residência é semelhante ao de qualquer outro concurso público. E eu vou te contar o método que utilizei para passar.

O primeiro passo é ler o edital.

O edital apresenta as especificidades de cada Programa de Residência e as exigências do processo seletivo ou do concurso em questão. Então você precisa estar atento. Vou deixar dois sites organizam os editais em aberto e que você pode usar para conferir as opções:

Residências: https://www.sanarsaude.com/residencia-multiprofissional/psicologia
Concursos em geral: https://www.pciconcursos.com.br/pesquisa/?q=psicologia

Se o edital do curso de residência que você quer fazer estiver fechado, não se preocupe. Você pode iniciar seus estudos e sua preparação com base no edital do ano anterior já que costumam ser realizadas poucas mudanças de um ano para o outro.

Fique atento a esses pontos:

  • Data e horário da prova (algumas provas de residência ocorrem no mesmo dia)
  • Etapas do processo (ex. prova escrita, análise de currículo e ou  entrevista).
  • Conteúdos programáticos (Normalmente, a prova de residência tem conteúdos gerais relacionados ao SUS e específicos da área da Psicologia.)
  • Lista de referências (se houver)
  • Prazo e taxa de inscrição (no edital também tem especificado alguns critérios para solicitar isenção da taxa)

Descubra se tem mais gente que queira estudar para essa prova. Se encontrar, monte um grupo.

O primeiro concurso que eu estudei foi para a residência. Eu não me lembro na época como que o grupo foi formado nem de quem foi a ideia. Mas foi genial.

Nos juntamos em 5 pessoas que também queriam passar na prova e juntamos nossos esforços para isso. Estudamos e foi um grupo com 100% de sucesso. Como assim? Todo mundo passou? 

Não, infelizmente não era possível. Já que tinham apenas duas vagas e éramos em 5 pessoas. Mas as duas pessoas que passaram estavam no grupo.

Isso é interessante né. Porque às vezes as pessoas não querem estudar juntas porque entendem como uma competição.

Eu avalio mais como uma cooperação. Afinal, eu aprendo mais quando compartilho, quando tenho que me preparar para apresentar o conteúdo para os outros e também quando ouço outras pessoas falando sobre o conteúdo.

Você já reparou como cada coisa que se lê, reverbera de forma diferente em cada um? Ou seja, esse conteúdo é associado a outra experiência e essas experiências somadas, agregam e facilitam a aprendizagem.

O aprendizado e o crescimento ocorrem a partir do encontro com o novo. Ou seja, se eu me encontro com um texto, eu já aprendi muito. Claro. Mas quando eu além do conteúdo em si, também me encontro com a experiência de outra pessoa acerca daquele conteúdo, outra interpretação, outra forma de assimilar, eu acredito que o aprendizado é ainda mais potente.

Monte um cronograma de estudos

Seja em grupo ou sozinho, avalie o tempo que tem e a quantidade de coisas para estudar.

Reflita sobre o que você tem mais facilidade e o que você tem mais dificuldade? Só não se esqueça de ver também quais são os tópicos que valem mais na prova, quais são os que são eliminatórios ou apenas classificatórios.

A partir daí, se programe e veja em que períodos poderá estudar e como vai distribuir o conteúdo.

Leia, estude e faça resumos

Você já deve se conhecer o suficiente para saber qual o melhor método para aprender. Mas de qualquer forma vou fazer uma sugestão: faça resumos e ou esquemas que sintetizem o material.

Além de ajudar na fixação do conteúdo, pois para resumir você precisa ter compreendido o todo, o resumo facilita a revisão nos dias que antecedem a prova e ainda podem usar usados depois para estudar para outros processos seletivos.

Faça provas anteriores

Pesquise outras provas na internet, especialmente da mesma banca que está organizando o concurso que você vai fazer.

As questões de prova ajudam a compreender a lógica e treinar a interpretação das questões. Além disso, ajudam também você a ver se realmente compreendeu o conteúdo estudado de forma ou não. Ajuda a direcionar o que está precisando estudar mais e o que já está mais fácil.

Siga o cronograma, mantenha uma rotina de estudos.

Quanto mais você faz, mais fácil fica fazer. Quando você se mantém em movimento gasta menos energia do que para conseguir sair do repouso.

Estude conforme se programou. Claro que imprevistos acontecem, mas são exceção. A regra é estudar e manter o cronograma e a rotina.

Estabeleça as prioridades, conecte-se com seu objetivo. Afinal, não vai dar para fazer tudo o que fazia antes e incluir uma rotina de preparação e estudo. Então você terá que fazer algumas renúncias.

Para facilitar o cumprimento deste compromisso de longo prazo, inclua na rotina atividades que equilibrem e renovem seu nível de energia. Cuide do seu sono, da sua alimentação e também busque praticar alguma atividade física.

Faça combinados com as pessoas que são importantes para você, mostre para elas que esse período de estudo é necessário para realizar o sonho. Estes combinados prévios ajudam a diminuir as cobranças e as pessoas podem até te incentivar a estudar.

O ponto principal é estudar. Mas não é só estudar.

É impossível estudar o tempo todo. Então, em momentos de desgaste, de maior cansaço e falta de concentração, busque desenvolver estratégias que te ajudem a se concentrar e reconectar com seu objetivo.

Uma alternativa pode ser a mentalização, visualização do futuro, já que esse tipo de estratégia poderá ajudar você a se conectar com o seu objetivo. Presentifique ele na sua vida, se imagine lá. Imagine seu sentimento de felicidade, imagine os impactos positivos em sua vida. Com isso você se lembrará do motivo pelo qual precisa voltar a estudar.

Separe uns dias que antecedem a prova para revisar o conteúdo.

Afinal não adianta querer estudar conteúdos novos até a véspera da prova. Organize o cronograma deixando alguns dias para fixação do conteúdo.

Estude os resumos e seus esquemas. Registre visualmente. Isso ajudará a acessar o conteúdo em sua memória no dia da prova.

Revise também as regras do edital. Especialmente em relação ao horário da prova e regras para a realização. Veja o tipo de caneta que poderá usar, em geral são indicadas apenas as transparentes. Se puder, leve água e ou comida (geralmente precisa ser em frascos e sacos transparentes também). Mesmo que você não tome ou não coma, estará ali se precisar.

Na hora da prova, leia a questão com atenção e veja as alternativas.

Fique atento aos enunciados. É comum ser solicitado identificar as corretas em uma questão e as incorretas em outra.

Assinale a lápis a primeira opção que te parecer correta e registre as que logo parecem erradas.

Se ficar em dúvida, assinale as duas. Tente acessar o conteúdo, visualize seu resumo e veja se consegue acessar na memória aquele conteúdo.

Se você realmente não souber, veja qual faz mais sentido, mas já assinale uma.

Não perca muito tempo em uma questão, siga a prova.

Assim você não corre o risco de gastar tempo demais numa pergunta que você não sabe e depois não ter tempo de fazer as que você saberia a resposta.

Revise a prova e passe para o gabarito com atenção.

Só mude a primeira opção assinalada se você tiver certeza da outra resposta. Se não, confie na sua intuição inicial. Ela costuma estar conectada com a realidade, mesmo que você não consiga lembrar com certeza absoluta da resposta.

Reserve um tempo para passar as respostas para o gabarito e passe tudo de uma vez. Assim, corre-se menos risco de se confundir e errar.

Depoisda prova: relaxa, entrega e confia.

A principal competição em uma prova ou concurso tem que ser com você mesmo. Então o mais importante é ter certeza de que você deu o seu melhor. Se você fez isso, é muito provável que dê certo.

Se não der, é porque você ainda tem mais o que fazer e aprender. Então, não se torture. Não se culpe pelos erros. Aproveite para aprender algo com aquela prova que te ajude na próxima.

Dois pensamentos que norteiam a minha vida são:

1. O vento é sempre favorável quando estamos em busca dos nossos sonhos.

2. Cada coisa acontece na hora e do jeito que tem que acontecer.

Ou seja, vamos fazer o que está ao nosso alcance para tentar realizar os nossos sonhos e vamos aceitar que algumas coisas não dependem só de nós.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Psi. Maria Emília

Psi. Maria Emília

Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Gestalt-terapia pelo Comunidade Gestáltica. Especialista em Saúde pela Residência Integrada Multiprofissional em Saúde (Alta Complexidade HU/UFSC). Mestrado Profissional pela UFSC. Atua como psicóloga hospitalar e clínica.  Além de professora, preceptora de Residência e supervisora de estagiários e psicólogos já formados.​
Psi. Maria Emília

Psi. Maria Emília

Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Gestalt-terapia pelo Comunidade Gestáltica. Especialista em Saúde pela Residência Integrada Multiprofissional em Saúde (Alta Complexidade HU/UFSC). Mestrado Profissional pela UFSC. Atua como psicóloga hospitalar e clínica.  Além de professora, preceptora de Residência e supervisora de estagiários e psicólogos já formados.​

INSCREVA-SE

Cadastre-se gratuitamente para receber um aviso sempre que eu postar um novo vídeo no Youtube :)

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email