Supervisão para Psicó[email protected]

Sonho que, um dia, as pessoas se sintam mais à vontade para pedir ajuda quando precisarem – porque, na verdade, é preciso muita força para perceber que você não pode chegar aonde deseja ir em sua vida ou carreira sozinho.

Pergunte a qualquer pessoa bem-sucedida como ela chegou lá, e você quase sempre ouvirá falar de alguém que abriu uma porta, ofereceu conselhos ou deu um impulso de confiança necessário em um momento crítico.

Eu só cheguei aonde estou hoje, pois tive a humildade de reconhecer minhas limitações e a coragem de ir atrás de novos conhecimentos e experiências. Sou muito grata a todos os professores, supervisores e tutores que tive, pois aprendi muito com cada um deles. Foi a partir desses encontros e de todos os relacionamentos que cultivei ao longo da vida que me tornei quem sou.

A Psicologia não precisa ser uma carreira solitária. Você PODE e DEVE buscar profissionais de referência para se desenvolver e alcançar seus sonhos.

A supervisão é uma OPORTUNIDADE que o psicólogo tem de aprimorar suas HABILIDADES PROFISSIONAIS e, com isso, sentir-se mais seguro na sua prática. 

A supervisão é uma OPORTUNIDADE para discutir casos clínicos com um profissional que tenha mais experiência na área em questão. Serão abordados ASPECTOS TEÓRICOS e do MANEJO TÉCNICO que vão ajudar você a ajudar seu paciente.

A SUPERVISÃO é uma forma de APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL, assim como estudar e fazer cursos. Lembre-se que o aperfeiçoamento profissional é um dos pilares para construir uma carreira de sucesso e se tornar um profissional de referência na sua área de atuação.

Você PODE fazer uma supervisão SEMPRE QUE QUISER. 

Mas você DEVE fazer uma supervisão quando tiver dúvidas e/ou precisar de ajuda para garantir um melhor manejo nos seus atendimentos clínicos.

A supervisão é indicada SEMPRE que o psicólogo SE DEPARAR COM UM DESAFIO profissional que tenha dificuldade para lidar e/ou quando precisar ampliar sua compreensão e suas possibilidades de ação sobre um ou mais casos atendidos.

A supervisão é recomendada, especialmente, no INÍCIO DA CARREIRA. Nessa fase é comum que o profissional esteja inseguro e tenha dúvidas sobre como transformar o conteúdo teórico que aprendeu na faculdade no manejo técnico com os pacientes reais do dia a dia. 

A supervisão auxilia na articulação entre a teoria e a prática e, consequentemente, ajuda você a se sentir mais seguro e confiante na sua atuação profissional.

A supervisão clínica é OBRIGATÓRIA no estágio curricular realizado durante o curso de graduação em Psicologia. Nesse caso, é esperado que um professor vinculado à Instituição de Ensino seja o responsável pela supervisão.

A supervisão é realizada 100% ONLINE em horário previamente agendado. 

Pode ser feita de forma INDIVIDUAL ou em GRUPO.

Independente da forma, o psicólogo que está buscando a supervisão elege um ou mais casos para discutir durante o período da supervisão. É importante ter em mente qual é a sua principal dúvida ou impasse. Isso norteará o FOCO da supervisão.

Além da discussão teórico-prática acerca dos casos em si, o psicólogo supervisionando poderá ser convidado a refletir sobre aspectos da sua forma de atuar que possam estar interferindo na dificuldade vivenciada. 

É possível também utilizar o espaço da supervisão para discutir aspectos gerais da atuação e carreira profissional, assim como abordar temas específicos que o supersionando tenha maior dificuldade na prática.

A supervisão INDIVIDUAL tem duração de 1 hora. O psicólogo que está buscando a supervisão elege um ou mais casos para discutir durante o período da supervisão.

A supervisão em GRUPO tem duração 2 horas e pode ter até 4 pessoas. Cada pessoa do grupo elege um ou mais casos para discutir. O tempo é coordenado pelo supervisor e dividido entre os membros do grupo. 

O grupo pode ser formado pelos próprios interessados ou pode ser organizado pelo supervisor de acordo com a disponibilidade dos interessados.

Em geral, é deixada uma parte do tempo ao final para debate sobre o impacto e reflexões geradas pela discussão dos casos na prática em cada um.

Em ambas as modalidades, o psicólogo vai receber orientação do supervisor sobre o manejo do caso em questão. Mas na modalidade de grupo é interessante que um aprende com a dúvida do outro

Muitas vezes nem sabemos que não sabemos até nos depararmos com uma situação nova apresentada pelo outro. Por isso, avalio que a transformação gerada pelo grupo é exponencial, se comparada com a supervisão individual.

Casos relacionados a PSICOLOGIA CLÍNICA e HOSPITALAR

Casos de pessoas em Psicoterapia por sofrimento psíquico relacionados a dificuldades nos relacionamentos afetivos, sociais ou de trabalho; e/ou com dificuldades relacionadas às mudanças do ciclo de vida (esperadas e não esperadas);

Casos de pessoas em sofrimento psíquico relacionado ao adoecimento, tratamento e hospitalização

Casos de pessoas passando por processos de luto

Casos de pessoas em situação de crise com ideação ou tentativa de suicídio

Casos de pessoas com transtorno mental ou transtorno de personalidade;

Casos de pessoas com dependência química de álcool ou outras drogas;

Casos de pessoas com obesidade, compulsão alimentar e ou que precisam de apoio para o emagrecimento;

Casos de avaliação pré ou pós-operatória para cirurgia bariátrica.

Casos de Psicoterapia de crianças e adolescentes;

Casos de Dificuldade na aprendizagem;

Casos de Orientação vocacional;

Casos de Psicologia Escolar, Psicologia OrganizacionalPsicologia Jurídica;

Casos de Perícia Judicial;

Casos de Avaliação Psicológica para o porte de armas;

Casos de Seleção, utilização e correção de testes psicológicos.

MESTRADO Profissional Multidisciplinar em Saúde (UFSC, 2015).

ESPECIALIZAÇÃO em Psicologia Clínica: Gestalt-terapia (Comunidade Gestaltica, 2014).

RESIDÊNCIA Integrada Multiprofissional em Saúde (Ênfase Alta Complexidade, Hospital Universitário, UFSC 2012-2014).

GRADUAÇÃO em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2011).

Participei de muitos CONGRESSOS e muitos CURSOS DE FORMAÇÃO COMPLEMENTARES (vide Currículo Lattes). 

Atuei como PSICÓLOGA CLÍNICA em consultório particular por mais de 7 anos. Sempre busquei atuar em parceria com profissionais de outras áreas. Atuei principalmente com Psicoterapia individual de adultos. Por muito tempo trabalhei com foco nas questões psicológicas relacionadas ao sobrepeso e obesidade, auxiliando no tratamento clínico em parceria com nutricionistas.

Atuo como PSICÓLOGA HOSPITALAR desde 2012Atualmente trabalho na Unidade de Urgência e Emergência adulto e no Serviço de Cirurgia Bariátrica. Também atuo em um ambulatório de PSICOTERAPIA BREVE para pacientes em situação de crise e risco de suicídio

Tenho experiência prática também em outros setores do hospitalUTI, Clínicas Cirúrgicas (ex. cirurgia vascular, transplante hepático), Clínicas Médicas (ex. oncologia, cuidados paliativos, doenças crônicas), Hemodiálise.

Atuo como SUPERVISORA de estagiários, residentes e psicólogos formados.

Atuo como PROFESSORA de Pós Graduação em Avaliação Psicológica (ministro as disciplinas: Avaliação Psicológicica no Contexto Hospitalar e Avaliação Psicológica para Cirurgia Bariátrica e Cirurgias de Esterilização – Laqueadura e Vasectomia). Também tenho experiência como professora de Graduação de Psicologia e ministrei vários cursos e palestras relacionados à Psicologia Clínica e Hospitalar. 

Experiência prévia como psicóloga em um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS)

O meu olhar clínico é baseado na abordagem da GESTALT-TERAPIA.

Minha experiência hospitalar e como supervisora de psicólogos que trabalham com diferentes abordagens, me permite abordar aspectos que são transversais às diferentes abordagens teóricas e não falar somente o “Gestaltês”. Também utilizo conceitos da Comunicação Não Violenta (CNV); Mindfulness (Atenção Plena) e outros que agregam valor à prática psicológica.

A minha abordagem clínica e pedagógica sempre considera o sujeito como um ser integral e sugere caminhos para a mudança pela perspectiva gestaltica, dialógica, humanista, fenomenológica, existencial, colaborativa.

Quer melhorar a sua prática profissional?

É só preencher esse formulário e eu entro em contato com você.